Seja bem-vindo ao nosso site
publicidade
cabecalho-noticias
NOTÍCIAS
Doca de pesca de Setúbal ocupada pela marítimo-turistica e nautica de recre
24-03-2016

Em tempos passados os pescadores de Setúbal estavam distribuídos pela doca do comércio e doca dos pescadores.

Para dar lugar e condições à atividade de recreio e marítimo-turística os pescadores foram “empurrados” para atual doca de pesca.

Foi dada a garantia que a doca de pesca seria exclusivamente para as embarcações da pesca profissional.

Apesar dos investimentos efetuados a doca de pesca foi ao longo dos anos sendo invadida por embarcações de recreio e de marítimo-turística prejudicando a atividade da pesca e os pescadores para além do limite tolerável.

Os pescadores têm vindo progressivamente a ser expulsos dos seus locais habituais de colocação das artes de pesca.

Recentemente aceitamos a retirada de utilização de cerca de 120 metros do molhe exterior para criar as melhores condições para a marítimo-turística e para o recreio.

A colocação do passadiço no molhe exterior para criar condições de acostamento à marítimo-turística e ao recreio para libertar a doca dos pescadores custou ao erário público muitos milhares de euros.

Atrasar a colocação do passadiço que vai ser instalado na doca de pesca que servirá exclusivamente como cais de descarga de pescado e vai ajudar a resolver um dos principais problemas de segurança e operacionalidade da atividade da pesca é uma irresponsabilidade que alguém vai ter de assumir.

O esforço enorme da APSS e das organizações da pesca para devolver a doca de pesca aos pescadores melhorou substancialmente a situação e deverá continuar.

A recusa das embarcações da marítimo-turística em abandonar a doca dos pescadores é uma provocação e uma ingratidão a quem lhes deu abrigo gratuito durante mais de uma dezena de anos.

Refirmamos:

A doca dos pescadores deve ser exclusivamente para as embarcações de pesca profissional.

As embarcações da marítimo-turística devem por isso desocupar de imediato o molhe nascente para que sejam iniciados os trabalhos de colocação do passadiço destinado a cais de descarga.

Não permitiremos que a marítimo-turística volte aos passadiços dos pescadores sob que pretexto for.